quarta-feira, 22 de maio de 2013

Servidores do Paulista voltam ao trabalho a partir desta quinta-feira


Profissionais da saúde, guardas municipais e agentes de trânsito do município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, protestaram, na manhã desta quarta-feira (22), contra o aumento na jornada de trabalho sem remuneração e também contra o cancelamento de uma reunião que estava prevista para o fim da manhã entre os manifestantes e representantes da prefeitura. Conforme a categoria, a jornada prevista pelo estatuto do servidor é de 120 horas, porém, os servidores chegam a cumprir cerca de 180 horas. Apesar dos contratempos, a categoria decidiu que vai voltar ao trabalho nesta quinta-feira (23) e aguardar a contraproposta da prefeitura que será divulgada na sexta-feira (24). 
De acordo com a guarda municipal Janaina Passos, as categorias estiveram presentes no local marcado para o encontro com o secretário de articulação do município, mas nem ele, nem qualquer outro representante estiveram no local. “Paramos o centro porque a prefeitura não cumpriu com sua palavra, entretanto, por telefone, eles informaram que na próxima sexta-feira vão apresentar uma contraproposta”, disse.
Os servidores, que cruzam os braços como forma de advertência desde a última segunda-feira (20), resolveram aguardar o posicionamento da prefeitura e, a partir desta quinta-feira (23), voltarão ao trabalho. Ainda segundo Janaina Passos, após ficar a par da contraproposta da prefeitura, a categoria se reunirá na sede do sindicato na próxima quarta-feira (29) para decidir os rumos da greve.
Em resposta, a Prefeitura do Paulista informou que recebeu nesta terça-feira (21) uma comissão formada por servidores municipais para discutir a melhor forma de elaborar um decreto que terá a finalidade de regulamentar a nova lei. A gestão se baseou no estatuto do servidor que prevê uma carga horária de 120 horas de serviço, mas abre uma exceção para regime especial de trabalho, ficando estabelecidas as 180 horas. Ainda de acordo com a nota, haverá também aumento compatível à remuneração dos profissionais que trabalharem sob o novo regime.
Ainda segundo o órgão, na próxima sexta-feira (24), a Secretaria de Assuntos Jurídicos, que é responsável pela elaboração do decreto, vai apresentar o texto ao grupo que representa os servidores para pôr fim às discussões em torno do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário